quinta-feira, 25 de junho de 2009

Charge do Dia

Utilização e cuidado de drogas citostáticas


O objetivo deste manual é prevenir e/ou minimizar os riscos envolvidos no manuseio das drogas citostáticas. Este manual aborda as interações farmacêuticas que tendem a afetar adversamente a atividade das drogas antineoplásicas incluindo as incompatibilidades com soluções de infusão, interações in vitro, entre outras, assim como os principais riscos a que os membros da equipe de enfermagem estão expostos, quando do manuseio das soluções prontas para o uso em pacientes. Esse último aspecto em particular tem sido tema de discussões controvertidas nos últimos anos, mas ainda não pôde ser resolvido definitivamente. Por essa razão, o presente manual tem por objetivo apresentar uma revisão estruturada, embora ela não seja inerentemente exaustiva, dos conceitos correntes e diretrizes práticas para a equipe médica cuja rotina cotidiana envolve as drogas citostáticas. Obviamente, todo membro da equipe de enfermagem em uma enfermaria oncológica necessita manter-se a par dos novos desenvolvimentos e obter as informações necessárias para si.

INTERAÇÕES FARMACÊUTICAS (ARMAZENAMENTO,RECONSTITUIÇÃO,

IMCOMPATIBILIDADE, ESTABILIDADE)

As drogas citostáticas são uma classe muito diversificada de drogas. Quimicamente, o espectro varia de substâncias inorgânicas (cisplatina) a compostos orgânicos e proteínas (asparaginase). Por essa razão, é difícil fazer afirmações genéricas que possam ser aplicadas a todas as drogas citostáticas. Os agentes alquilantes, por um lado, caracterizam-se por um nível elevado de reatividade, enquanto outras drogas antitumorais possuem propriedades físico-químicas incomuns, como tendência à coagulação, exigindo solubilizantes para permanecer estável. Como um protocolo quimioterápico eficaz envolve tipicamente o uso concomitante de duas ou mais drogas antineoplásicas, certamente devem ocorrer numerosas reações químico farmacêuticas.

Como a margem de segurança dos agentes citostáticos geralmente é estreita, deve-se evitar a superdosagem a qualquer preço. Por outro lado, a redução posológica, que pode resultar da inativação, pode comprometer a eficácia terapêutica de uma droga antineoplásica em particular.

Para ver o texto completo click no link abaixo:

http://www.farmaceuticovirtual.com.br/html/index1.htm



segunda-feira, 22 de junho de 2009

Selecionados pela Comissão Organizadora do I SEMINÁRIO DE ESTÁGIO DO CURSO DE FARMÁCIA DA UFPI

Venho através deste comunicar os trabalhos que foram selecionados pela Comissão Organizadora do I SEMINÁRIO DE ESTÁGIO DO CURSO DE FARMÁCIA DA UFPI, para apresentação oral durante o evento. Ressalto que o critério de seleção foi de representatividade dos estágios.
A escolha dos melhores trabalhos será realizada no dia do evento na sessão de postêres. A coordenação do evento formou uma comissão avaliadora com 03 professoras do Curso de Farmácia que não estão apresentando trabalho durante a amostra de experiências de estágio.

Os trabalhos selecionados pela a coordenação do evento, para apresentação oral, foram os seguintes:

Mostra de Estágio I - 12:00horas - 12:30horas

APRESENTAÇÃO ORAL 01

Título: "A percepção dos acadêmicos da Turma 2008.2 sobre o estágio I"

Orientador: Profº. Francisco de Assis Oliveira

Alunos: CARLA S. ROMEIRO, TALYTA D.B.CÉSAR; NAYARA K.G.BRITO;BENEDITO P.S NETO; SAMILLA S. REIS; TAMYRES A. MACÊDO; THAMYS L.B DE SÁ; ELIZÂNGELA M.P.S.M.CASSIMIRO; FÁBIO M. PAZ.

APRESENTAÇÃO ORAL 02

Título: " Avaliação da Qualidade de soluções de dipirona sódica comercializadas em Farmácias de Teresina - PI"

Orientador: Profa.Eilika Andréia Feitosa Vasconcelos

Alunos: GUBBIO MATOS SILVA, HANDERSON LIMA; MARIA DOS REMÉDIOS MENDES; PAÔLLA RODRIGUES POLICARPO; PAULA BENVINDO FERREIRA E ROSSICLÉIA DIAS CARVALHO.

APRESENTAÇÃO ORAL 03

Título: "Avaliação do perfil social de usuários da Farmácia de Medicamentos Excepcionais na cidade de Teresina - PI"

Orientador: Profº. Bernardo Melo Neto e Profº. André Luis Menezes Carvalho

Alunos:EDIVALDO PINTO RODRIGUES, JACQUELINE NASCIMENTO SOUSA, LAYANE SILVA DE MORAIS, MARCOS PAULO VASCONCELOS GONÇALVES, PAULO CÉSAR DOS SANTOS ABREU.

Mostra de Estágio II - 15:00 horas - 15: 30 horas

APRESENTAÇÃO ORAL 04

Título: "Avaliação de Interações Medicamentosas Potenciais em prescrições de pacientes hospitalizados em Teresina - PI"
Orientador: Profº. Jeorgio Leão

Autores: KAMILA MARIA DE HOLANDA SOUSA. MARXWELL ARRUDA DA ROCHA LIMA.

APRESENTAÇÃO ORAL 05

Título: " Habilitação do Núcleo de Tecnologia Farmacêutica da UFPI como laboratório Analítico segundo BPL e ISO/IEC 17025: Panorama atual e pespectivas".

Orientador: Profº. José Lamartine Soares Sobrinho

Autores: Giuliano André Silva Santos e Márcio dos Santos Rocha

APRESENTAÇÃO ORAL 06

Título: " Determinação do FPS de fotoprotetores por método espectrofotométrico preparados em Farmácias Magistrais de Teresina - PI"

Orientador: Profº. André Luis Menezes Carvalho

Autores: LAÍSA LINS FONTINELE DE SÁ, CLEMILTON PEREIRA DA CUNHA, EMISO TARCISIO LUZ CRUZ, LUCIANA PORTELA SANTOS, RAMON WEYLER5 DUARTE LEOPOLDINO.

Diante disso, convoco um representante de cada um dos trabalhos selecionados (apresentação oral) para uma reunião na segunda feira dia 22/06/2009 às 18:00horas, na Farmácia Escola Profa. Dra. Graça Citó. Discutiremos a forma de apresentação e o tempo para cada um dos trabalhos.

Todos os trabalhos deverão ser apresentados em forma de postêr 90cm x 100cm (largura x tamanho), com tamanhos de fonte legível, evitar excesso de textos e preferir fotografias, esquemas, tabela e gráficos, inclusive os selecionados para apresentação oral.

Aguardamos a presença de todos no dia 26/06/2009 a partir das 08:00horas da manhã.

Para Maiores informações, favor entrar em contato.

Atenciosamente,

Profº. Ms. André Luis M. Carvalho
Coordenador da Farmácia Escola Profa. Dra. Graça Citó
FARMÁCIA - UFPI
Fone/Fax: (86) 3215595

domingo, 21 de junho de 2009

Reitores planejam programa para impulsionar pós-graduação nas universidades federais


Os reitores das universidades federais querem impulsionar a pós-graduação e o desenvolvimento científico no país, especialmente em regiões como o Norte e o Nordeste. Em parceria com os ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCT), está em elaboração um projeto para reestruturar os programas de mestrado e doutorado nas instituições federais. A ideia é lançar o Programa de Apoio a Pós-Graduação (PAPG) ainda em 2009.

A proposta é inspirada no Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que ampliou vagas e campi em todo o país. De acordo com o novo presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Alan Barbiero, a pós-graduação brasileira é um exemplo internacional e cresceu muito nos últimos anos, mas necessita superar algumas desigualdades.

“Precisamos expandir ainda mais, principalmente no sentido de reduzir as assimetrias regionais. A pós-graduação cresceu, mas de forma concentrada, majoritariamente na Região Sudeste. Precisamos de uma política mais agressiva para que ela avance nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, defende Barbiero, que é reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Barbeiro avalia que as regiões que receberam novos campi universitários com o Reuni agora precisam consolidar o processo com um “forte incentivo à pós-graduação”.

“Quando você cria um curso de mestrado ou doutorado naquela média cidade, você atende uma demanda da sociedade e estimula o desenvolvimento científico daquela região. Nós estamos vivendo um momento em que o desenvolvimento do país se interiorizou. As regiões mais dinâmicas não estão restritas ao Rio de Janeiro e a São Paulo”, compara.

O programa deverá investir na infraestrutura de laboratórios, na formação e na fixação de mestres e doutores no território nacional de forma equitativa. Além da predominância de grupos de pesquisa em regiões específicas do país, a Andifes avalia que os trabalhos também se concentram em certas áreas do conhecimento. O objetivo do PAPG é acabar com essa discrepância.

“A pós-graduação hoje se concentra em áreas do conhecimento como as ciências biológicas e agrárias, mas outras áreas como as humanas tiveram um desenvolvimento mais tímido”, aponta.

Segundo Barbiero, o projeto foi bem recebido pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. Será formada uma comissão para definir as linhas principais do programa e a ideia é que haja previsão no orçamento das pastas para 2010. Na primeira fase do PAPG, os recursos vão vir de programas que já são voltados para o investimento em pesquisa. Segundo Barbiero, ainda não foi estabelecido o montante que será necessário para fazer essa reestruturação.

“O MEC e o MCT vão ser protagonistas, mas a gente busca uma ação interministerial articulada, incluindo os ministérios da Agricultura, da Indústria e Comércio, a Casa Civil e a própria Confederação Nacional da Indústria. Vamos fortalecer a pós-graduação como elemento estratégico do desenvolvimento nacional”, afirma.

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil


sexta-feira, 19 de junho de 2009

Charge do Dia

Começam a valer novas regras para publicidade de medicamentos

'Celebridades' não podem mais recomendar remédios sem prescrição.
Norma também prevê mudança na distribuição de brindes.

Novas regras para a propaganda, publicidade e promoção comercial de medicamentos passam a valer nesta terça-feira (16). A norma restringe a participação de "celebridades" leigas em medicina e farmácia nas propagandas de remédios isentos de prescrição médica. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), atores, jogadores e outros famosos não poderão mais exibir nome, imagem ou voz recomendando ou sugerindo o uso desses produtos.

A distribuição de brindes também está sofrendo restrições. A partir de agora, serão permitidos apenas os institucionais, que mostram o nome do fabricante. A referência aos produtos, nos brindes, está proibida.

A resolução também atualiza as regras para a propaganda de medicamentos sob prescrição e mostra as condições para a veiculação em eventos científicos e campanhas sociais. A agência informa que, nas peças publicitárias dirigidas ao público leigo, os termos técnicos deverão ser escritos de forma simples, para facilitar a compreensão. E os medicamentos que apresentam efeitos de sedação ou sonolência deverão trazer advertência que alerte para os perigos de se dirigir e operar máquinas.

A Anvisa diz que os anunciantes e agências de publicidade tiveram seis meses para se adequar às exigências da norma RDC 96/08 (PDF), publicada em dezembro passado. A única exceção refere-se às mudanças na distribuição de amostras grátis, cujo prazo de adequação vai até dezembro de 2009.

“O objetivo é garantir que as informações veiculadas sejam corretas, equilibradas e acessíveis”, afirma Maria José Delgado Fagundes, gerente geral de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda da Anvisa.

Ainda de acordo com a agência, foi feita uma consulta pública sobre o assunto. Foram recebidas 857 manifestações, de 250 diferentes fontes. O assunto também foi tema de reuniões e seminários com a sociedade, o governo e o setor regulado. Foram realizadas quatro audiências públicas, três delas no Congresso Nacional.

Fonte: G1

Anvisa já prepara novo controle de antibióticos


Entidades se unem para defender prescrição e dispensação corretas.

Sistema tem de ser preparado para receber mais dados.









A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já iniciou os trabalhos para incluir os antibióticos no sistema de medicamentos de uso controlado. A informação foi divulgada pela agência, na quarta-feira (17), em São Paulo. “A intenção é que realmente (os antibióticos) passem a ser controlados”, afirmou Márcia Gonçalves de Oliveira, coordenadora do sistema, que participou de reunião sobre o uso racional das drogas com diferentes entidades do setor de saúde.

De acordo com diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, os antibióticos passarão a ser controlados, com registro de dados da receita e retenção da prescrição ou de uma cópia, como já ocorre, por exemplo, com psicotrópicos. Segundo Mello, a mudança ocorrerá até o fim do ano e auxiliará no combate à resistência bacteriana às drogas, relacionada ao mau uso do medicamento. Calcula-se que, em até 40% dos casos, bactérias causadoras de infecções urinárias já sejam resistentes a um dos tipos de antibióticos.

Na quarta, Márcia disse que o prazo poderá se estender até o próximo ano porque o sistema tem de ser preparado para receber mais dados. Entidades do setor de saúde, entre elas o Conselho Regional de Farmácia de SP, o conselho de odontologia paulista e as sociedades de infectologia e pediatria, anunciaram a criação de uma liga para atuar em prol da correta prescrição e dispensação de antibióticos. “Os antibióticos não são um medicamento comum”, enfatizou a presidente do conselho de farmácia, Raquel Grecchi. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".


quarta-feira, 17 de junho de 2009

Anvisa quer proibir venda de remédios no caixa de farmácias

Ideia é dificultar o acesso a medicamentos que ficam à venda no caixa e que parecem tão inofensivos e evitar a automedicação.

deve ter acontecido com você. Na saída da farmácia, no caixa, você olha para o lado e acaba comprando mais um remédio. Não é por acaso. É estratégia do dono da farmácia. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer mudar isso.
A ideia da Anvisa é dificultar o acesso a medicamentos que ficam à venda no caixa e que parecem tão inofensivos. O ideal, segundo a Anvisa, é que eles fossem colocados atrás do balcão.

Os remédios estão ao alcance de qualquer um, em uma prateleira. Não precisa nem pedir para o balconista.

Geralmente, eu venho comprar outro tipo de remédio, com prescrição médica. Aproveito e levo outros remédios para a gripe, para dor de cabeça, em caso de precisar em casa”, admite o motorista Leonardo Santos.

Medicamentos para febre, dores musculares não precisam mesmo de prescrição médica.

Quando eu preciso, eu vou compro e tomo, mas não sei se eles são bem apropriados para aquilo. A gente se automedica”, confessa a profissional de turismo Fernanda Peliceri.

Mas será que são assim tão inofensivos?

Eu acho que depende do organismo da pessoa. Para mim, pode não fazer mal, mas em qualquer outra pessoa pode fazer”, ressalta a estudante Isabella Faria.

Não existe exceção. Até mesmo remédios vendidos sem receita devem ser tomados com orientação de um médico ou um farmacêutico. É para combater a automedicação que a Vigilância Sanitária quer obrigar as drogarias a guardar esses remédios atrás do balcão.

Essa proposta será apresentada nesta quarta-feira (17) ao Conselho Nacional de Saúde. O consumidor teria, pelo menos, que pedir pelo remédio, em vez de pegar direto em alguma prateleira. É a chance de ouvir conselhos, dicas do farmacêutico, que pode explicar quem não deve tomar esses medicamentos e por quê.

O remédio pode estar mascarando os sintomas de uma doença mais grave. Você não está combatendo causa de nenhuma doença, está combatendo sintomas. Então, você permite que essa doença siga seu curso natural. Esse curso, normalmente, se o corpo não for competente para combatê-la, seria ter sequelas ou até matar a pessoa”, alerta o clínico-geral Ícaro Alcântara.

Algumas substâncias têm efeitos colaterais graves. O ácido acetil-salicílico deve ser evitado por quem tem úlcera no estômago. A substância dificulta a coagulação do sangue e pode provocar hemorragia. Os remédios com paracetamol, se tomados sem controle e em excesso, podem fazer mal para o fígado ou para os rins, ainda mais se o paciente já tiver algum problema nesses órgãos. A polaramine, dos antialérgicos, dá sono. Em determinadas pessoas, diminui demais o reflexo e torna atividades como dirigir um perigo.

“O Sistema Nacional de Intoxicações tem demonstrado que tem crescido as intoxicações por medicamentos no país, notadamente as intoxicações por medicamentos isentos de prescrições, que não necessitam de receita médica e que, portanto, são comprados livremente nas farmácias”, afirma o diretor-presidente da Anvisa Dirceu Raposo.

Outro argumento da Anvisa: o consumidor gasta mal quando compra remédio sem orientação. Praticamente joga dinheiro fora, com um medicamento que pode não resolver o problema.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Resultados,próximos jogos e os artilheiros da Farmacopa


A FARMACOPA esta chegando ao fim. Os times que irão para as semifinais já foram definidos e o inacreditável aconteceu, o time dos Docentes foi classificado, logicamente com uma combinação de resultados. Alguns suspeitam da compra do juiz, além da chantagem em relação aos alunos participantes ( suposições: ou vocês fazem corpo mole, ou vai ter nota baixa... ou quem sabe uma prova final....e dependendo dos resultados uma reprovação......rsrsrrsrs....), e isto ficou claro com a ausência do time dos Piratas, que além de não ter comparecido ao primeiro jogo, perdeu o jogo decisivo contra o time dos Formados por 2 x 1. Se o time dos Piratas tivesse vencido ao menos uma partida, os Docentes não seriam classificados. Obviamente isso é papo de desclassificado.

Detalhe o time dos professores esta firme na briga pela artilharia do campeonato. Não é brincadeira, Letiano o artilheiro salvador está com oito(8) gols – empatado com Amadeus (time:Calouros – classificado p/ semifinal).

Confira os resultados da ultima rodada:

Calouros 5 x 2 Formandos
Piratas 0 x w Invisíveis
Cartolinas 1 x 0 Eternos
Docentes 5 x 2 Calouros
Formandos 2 x 1 Piratas
Invisíveis 0 x 0 Cartolinas
Eternos 5 x 3 Docentes

Tabela - semifinais:28/06/09( pela manhã, a partir das 08:00)

Cartolina x Docentes
Calouros x Invisíveis