sábado, 5 de dezembro de 2009

Uma nova era para as pesquisas sobre células-tronco nos Estados Unidos

Liberação do uso de verbas públicas impulsiona pesquisadores.
Medida era promessa de campanha do presidenge Barack Obama.

O Instituto de Saúde do governo norte-americano (NIH, na sigla em inglês) divulgou que as primeiras pesquisas com células-tronco financiadas pelo governo estão começando um pouco mais tarde do que se esperava.


Nesta semana, o NIH aprovou a utilização de verbas do governo para trabalhos com 13 linhagens de células-tronco, primeira parte de um grupo de mais de uma centena que aguarda aprovação. Essa é primeira conseqüência direta da mudança de postura da administração central daquele país.


Uma das promessa de campanha de Barack Obama e que foi cumprida nos primeiros dias de governo foi a suspensão de uma proibição de financiamento público para pesquisas com células-tronco embrionárias.


Embora o decreto liberando a verba tenha sido assinado em março desse ano, cada projeto tem que ser aprovado por uma comissão antes de receber os recursos para a pesquisa.

Avaliação

Um comitê de ética avalia cada uma das linhagens de células, obtidas em clínicas de fertilização, onde seriam descartadas, tem origem éticamente aceitável.
As pesquisas aprovadas são do Children’s Hospital, em Boston (11), e da Rockfeller University, de Nova Iorque (2).


Trinta linhas de pesquisa diferentes foram aprovadas, somando um total de mais de 20 milhões de dólares e aguardam a liberação pelo comitê que está revisando os aspectos éticos de cada uma antes de dar o sinal verde.

As pesquisas envolvem doenças degenerativas neurológicas, problemas cardiovasculares e a recuperação de neurônios destruídos em acidentes graves.

As células-tronco embrionárias continuam avançarem um caminho que até hoje é promissor.Além disso o domínio da tecnologia de sua manipulação abre portas para outras descobertas.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário