O principal objetivo do armazenamento de matéria-prima farmacêutica é otimizar o espaço disponível o máximo possível, proporcionando uma movimentação rápida e fácil de materiais desde a etapa do recebimento até a sua expedição, mantendo a estabilidade do material.
Quando se fala em armazenamento de matéria-prima farmacêutica deve se prestar muita atenção em alguns cuidados essenciais, como definir um local, definir um layout apropriado, adotar políticas de preservação utilizando embalagens apropriadas aos produtos, manter sempre o almoxarifado organizado e limpo e também ter segurança contra furtos e incêndios.
Através da otimização do armazenamento de matéria-prima farmacêutica nos almoxarifados se obtém uma máxima utilização do espaço e dos recursos disponíveis como equipamentos e pessoas, organização, proteção e rápida acessibilidade aos itens em estoque, dessa forma cumprindo um importante papel que é satisfazer as necessidades dos seus clientes.
CRITÉRIOS DE ARMAZENAGEM
O esquema de armazenagem escolhido por uma empresa depende primordialmente da situação geográfica de suas instalações, da natureza de seus estoques, tamanho e respectivo valor. Por isso aspectos como materiais que necessitam uma preservação especial, equipamentos especiais de prevenção de incêndios ou de movimentações especiais, ambiente especial como, por exemplo ambiente climatizado, estrutura de armazenamento especial e manuseio especial com auxílio de equipamentos de proteção individual, devem ser analisados em conjunto para então decidir pelo tipo de arranjo físico mais conveniente, escolhendo qual a melhor alternativa que atenderá o seu fluxo de materiais.
Como por exemplo, a armazenagem por agrupamento, que permite uma melhor organização na busca de itens, entretanto ocupando muito espaço. Podem ser armazenados em locais mais acessíveis os materiais como maior freqüência de movimento, armazenagens especiais para produtos inflamáveis, perecíveis ou que necessitam de ambiente climatizado.
Fabiano Carvalho
Fonte:Portal Farmácia
Fabiano Carvalho
Fonte:Portal Farmácia
Nenhum comentário:
Postar um comentário