sexta-feira, 24 de julho de 2009

Identificando Produtos Falsificados

Como posso identificar um produto falsificado?

Os pacientes não estão indefesos contra produtos falsificados. A melhor forma de se defender é desconfiar de ofertas não convencionais. A questão vital é: posso confiar no meu fornecedor?

A farmácia onde você compra seus medicamentos é um lugar de confiança?

Se um indivíduo privado lhe oferecer produtos farmacêuticos, por exemplo, no eBay, em uma discoteca, na academia de ginástica, em estabelecimentos não autorizados, como camelôs, ou até mesmo em áreas de prostituição, você deve não somente recusar a oferta, mas também relatar o incidente às autoridades apropriadas.

Atente também para os seguintes elementos de segurança que devem constar em todas as embalagens de medicamentos vendidos no varejo:

Tinta Reativa ou "Raspadinha" - Todos os medicamentos comercializados no varejo devem conter um espaço com tinta reativa que, se raspada com objeto metálico, revela a palavra "qualidade" e a logomarca da empresa fabricante. Esta tinta reativa deverá ser encontrada numa das laterais da embalagem do medicamento, na altura das tarjas vermelhas ou pretas ou, no caso de medicamentos sem tarja, no local correspondente. Observe-se o exemplo abaixo:

Antes de raspar:



Depois de raspar:

Lacre ou Selo de Segurança - Todos os medicamentos comercializados no varejo devem conter lacre ou selo de segurança que, depois de rompido, é irrecuperável, conforme exemplo abaixo:


Além disso, ao adquirir qualquer medicamento, o usuário deve observar se na embalagem consta o número do registro na Anvisa. Em caso de suspeita, o recomendado é entrar em contato com a vigilância sanitária local ou ligar para o Disque Saúde, por meio do serviço telefônico gratuito 0800-61-1997.

Fonte: bayercontrapirataria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário