quinta-feira, 30 de abril de 2009

Pílula anticoncepcional pode interferir no resultado da malhação

Pesquisadores da Universidade do Texas testaram o efeito da pílula anticoncepcional em mulheres adeptas à atividade física. De acordo com os próprios técnicos, as usuárias deste medicamento ganham 40% menos músculo durante a malhação.

O efeito foi observado após 10 semanas de treino. As usuárias dos contraceptivos orais apresentaram um ganho muscular 40% menor, quando comparado às que não usavam o medicamento. As mulheres que participaram da pesquisa da Universidade tinham em torno de 20 anos de idade, medidas corporais e históricos de treinamentos físicos parecidos.

Nos treinos, que se repetiam três vezes por semana, as mulheres faziam 13 tipos diferentes de exercícios de 6 a 10 repetições. Durante o período de acompanhamento, as moças tinham sua massa magra avaliada por meio de pesagem hidrostática. Além destes dados, eram colhidas amostras de sangue para dosagens hormonais.

“As pílulas anticoncepcionais estão no mercado com uma combinação de hormônios. A maioria das mulheres em idade fértil faz uso, tanto para evitar uma gravidez indesejada, como para um problema de saúde (ovários policísticos, câncer de ovário e de endométrio). É essa ingestão de hormônios femininos que atrapalha o desenvolvimento da massa muscular”, esclarece a farmacêutica e tutora do Portal Educação, Jeana Mara Escher de Souza.

A mesma pesquisa mostrou que o efeito sobre os músculos depende do tipo de pílula que a mulher ingere. A composição hormonal dos medicamentos que estão no mercado é variada e tem efeitos diversos. O ideal é que a escolha da pílula seja feita após consulta com um ginecologista.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário