sábado, 31 de outubro de 2009

Pele de sonhos

Usar cosméticos à noite é tão importante quanto de dia – e pode ser mais eficaz

CUIDADO NOTURNO
Cosméticos de ação noturna invadem as prateleiras. Sua eficácia é real

A invasão de cosméticos para uso à noite se intensificou. Há nas lojas cremes para todos os tipos de pele e cabelos. A recente aposta da indústria são os cremes capilares noturnos. Aplicados nos fios secos, eles não precisam ser retirados de manhã e prometem nutrir, hidratar e domar os cabelos. No ano passado, o consumo de cosméticos no Brasil aumentou 27,5% em relação a 2007, enquanto o crescimento mundial foi de 9,13% no período. Além de ser um novo nicho no mercado brasileiro de cosméticos (que fica atrás apenas de Estados Unidos e Japão), os cremes noturnos são vistos pelos especialistas como um método eficaz. Eles dizem que trocar o dia pela noite dá resultado em muitos casos. “Os produtos funcionam por causa da concentração maior de ativos e do uso de substâncias que não poderiam ser usadas de dia”, diz a dermatologista Érika Monteiro, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Durante o dia, as substâncias usadas em produtos noturnos poderiam causar vermelhidão, alergias, coceiras, irritação e até manchas na pele, explica a dermatologista Célia Kalil, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “São ativos fotossensibilizantes, ou seja, que provocam uma sensibilidade da pele em contato com a luz do dia.” Sem a luz solar não há o perigo de acontecer uma reação química que irrite a pele. Além disso, na fórmula da maioria dos cremes diurnos há filtro solar, quimicamente incompatível com uma concentração elevada de outros produtos químicos. Sem o filtro, é possível aumentar a concentração dessas substâncias. “A pessoa até poderia usar o creme diurno durante a noite, mas a quantidade de ativos é de 40% a 50% menor e o resultado será diferente”, diz Érika Monteiro.

À noite também ocorrem dois fenômenos biológicos que potencializam a absorção dos cremes noturnos, diz Célia Kalil. “Além da renovação celular, temos a vasodilatação periférica: os órgãos estão em repouso e a circulação sanguínea aumenta, o que facilita a assimilação do produto.” A especialista diz que essa elevada concentração não faz mal à pele, mesmo com o contato prolongado durante o sono.

Os principais fatores a serem considerados na hora de escolher um creme são o tipo de pele e a idade (leia mais no quadro) . Os produtos de uso noturno devem ser aplicados nos primeiros 20 minutos após a limpeza da pele. O melhor é aplicar o cosmético e deixá-lo agir por 30 minutos ou uma hora antes de dormir, o que facilita a penetração na pele e o início da ação – sem correr o risco de desperdiçar o creme no travesseiro. Também não há contraindicação quanto à mistura de marcas diferentes, mas os dermatologistas afirmam que o melhor é adotar um tratamento com um ou dois cremes e usá-los alternadamente. “O essencial mesmo é a limpeza e a hidratação da pele”, diz Érika Monteiro.

Spa noturno
Saiba quais cuidados você pode tomar para limpar, hidratar e cuidar da pele. Sem exagerar nos cosméticos


LIMPEZA
Remover cuidadosamente a maquiagem
com algodão e lavar o rosto com água
em abundância. Esse primeiro passo é essencial para limpar os poros e evitar que eles fiquem obstruídos à noite. A limpeza
do rosto também pode ser feita com
um sabonete, mas neutro, para não danificar o manto de hidratação natural da pele.
HIDRATAÇÃO
O hidratante é o único creme absolutamente indispensável – junto com o protetor solar, durante o dia. A hidratação deve ser feita com produto adequado para cada tipo de pele. Quem tem pele oleosa deve usar hidratante aliado a um ativo que controle a oleosidade. Para peles secas, usar máscara hidratante uma vez por semana pode ser útil.
ANTIOLHEIRA
Aquele truque da vovó de colocar rodelas de pepino nos olhos para evitar a cara de travesseiro é eficaz graças aos 10% de vitamina C e ácido fólico que o vegetal tem.Mas compressas de água gelada ou de camomila são muito mais eficazes para ajudar a diminuir o inchaço do rosto e clarear as olheiras de uma noite maldormida.
RELAXAMENTO
Há vários cremes para os pés no mercado. Mas uma alternativa caseira para deixá-los macios e relaxados é colocar
água morna em uma bacia, acrescentar gotas de óleo e mergulhar na bacia bolinhas de gude para massagear a planta dos pés. Além de relaxante, o procedimento deixa a pele dos pés mais suave.



Fonte: Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário