sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Quase dois mil cursos universitários são reprovados no Enade

Proporcionalmente, o Rio lidera o ranking de melhores cursos. Em Alagoas, 12,33% tiveram nota mínima.

Quase dois mil cursos universitários foram reprovados pelo Ministério da Educação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). As provas foram feitas no ano passado por alunos de todo o país que estavam concluindo os cursos.

Esse resultado preocupante é usado pelo Ministério da Educação para avaliar e cobrar qualidade das instituições de ensino. Com base nos dados de 2007 e 2008, o Ministério decidiu cancelar o vestibular em cinco cursos superiores e outros 78 cursos vão ter que reduzir duas mil vagas a partir do ano que vem. Foram avaliados mais de 7,3 mil cursos.

Proporcionalmente, o Rio de Janeiro lidera o ranking de melhores cursos: 8,58% deles tiveram nota máxima. Na outra ponta da tabela, Alagoas: 12,33% tiveram nota mínima.

Na comparação entre instituições públicas e privadas, as públicas continuam na frente: 8,65% dos cursos com nota máxima, contra 1,65% das particulares.

As universidades federais do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais foram as instituições mais bem avaliadas, cada uma teve 11 cursos com nota máxima.

Fonte: Bom Dia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário