quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Convite: Venha participar do Curso de Manuseio de plantas medicinais

A utilização das plantas medicinais, plantas que contém substâncias bioativas com propriedades terapêuticas, profiláticas ou paliativas, é uma das mais antigas armas empregadas para o tratamento das enfermidades humanas e muito já se conhece a respeito de seu uso por parte da sabedoria popular. Para utilização dessas plantas como medicamento ou cosmético são necessários estudos que garantam sua segurança, papel que pode ser realizado pela Farmacognosia, através da identificação e determinação dos princípios das plantas e pela Farmacotécnica que tras métodos para a incorporação desses princípios em fórmulas farmacêuticas. Muitas dessas plantas podem ser tóxicas ou levemente tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Assim como qualquer medicamento, as plantas medicinais também apresentam contra-indicações e efeitos adversos.

O Núcleo de Plantas Medicinais – NUPLAM vem desenvolvendo, desde longa data, trabalhos na área de cultivo de plantas medicinais envolvendo diversas áreas e alunos de diversos cursos. Todavia os trabalhos desenvolvidos visam prioritariamente o cultivo e manejo das plantas. O presente projeto visa desenvolver uma visão tecnológica e crítica para o desenvolvimentos de matérias-primas a serem utilizadas na obtenção de produtos (alimentícios, cosméticos e medicamentos) na medida que aborda assuntos referentes a farmacobotânica e farmacotécnica.

O curso tem como objetivo capacitar alunos de graduação dos cursos de Farmácia, Biologia e Agronomia com conhecimentos básicos para o manuseio de plantas medicinais com vistas ao aproveitamento como medicamento.

Data do curso: 08/09/2009 à 09/10/2009

Local: Núcleo de Plantas Medicinais (NUPLAM) da UFPI/ Auditório do Curso de Farmácia

Público alvo: alunos UFPI.

Informações:

Coordenação do Curso de Farmácia e/ou coordenação NUPLAM


Um comentário:

  1. gostaria de saber como faço para me inscrever nesse curso de manusei de pantas medicinais??
    desde ja fico grato pela resposta.

    ResponderExcluir