O sol é visto como fonte de vida e doador de energia. A energia emitida sob a forma de ondas eletromagnéticas, como a radiação ultravioleta, confere a luz solar atividades fundamentais, como a síntese da vitamina D, mas por outro lado pode ser nociva, chegando até matar células vivas. Tratando-se de proteção da pele é necessário conhecer as faixas de radiações ultravioletas que possuem relevância estética, sendo estas faixas a UVA e UVB.
· UVA: dependendo da espessura da pele podem atingir tecidos dérmicos (mais profundos), o que as torna perigosas. É uma das maiores responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.
· UVB: possuem pequena penetração na pele, mas devido à sua alta energia, são os maiores responsáveis pelos danos imediatos da radiação solar e por boa parte dos danos tardios. Produz queimaduras, bolhas, provoca bronzeamento prolongado com vermelhidão e tem poder de causar câncer.
A proteção solar constitui uma importante medida para prevenir os danos causados por essas radiações. Os protetores são produtos que em sua formulação possui ingredientes que são capazes de proteger a pele do sol. Todos nós devemos usar protetor solar, independente da cor da pele e da idade, inclusive crianças e idosos. Além disso, deve-se evitar andar muito tempo ao sol e resguardar-se sob um guarda sol. Recomenda-se, sempre que possível, o uso de roupas soltas sob o sol. Cores escuras protegem mais que às claras, mas podem ser mais quentes, pois absorvem mais calor.
O fator de proteção solar, isto é o grau de proteção que sua pele vai precisar, está diretamente relacionado à cor da sua pele. De modo geral deve-se usar pelo menos 15, mesmo em pessoas mais morenas. O protetor deve ser usado em quantidade suficiente para deixar uma camada espessa e protetora, deve ser espalhado em todo o corpo, inclusive orelhas, pés e mãos cerca de 30 min antes da exposição ao sol e reaplicado a cada duas horas.
Alunos do Curso de Farmácia da UFPI responsáveis pela reportagem: Elaine Teixeira de Oliveira, Amanda Campos Fortes, Liviane Moreira C. Rodrigues e Lucas Maciel Mauriz Marques. Professora do Curso de Farmácia da UFPI responsável pela disciplina de cosméticos: Mônica Felts de La Roca Soares. .
Nenhum comentário:
Postar um comentário