terça-feira, 26 de maio de 2009

Conexão SUS: edital de seleção sai na próxima semana

O coordenador de Educação Permanente em Saúde, da Secretaria de Saúde do Piauí, Narciso Chagas, informou ao Acessepiauí nesta quarta-feira, 21, que o projeto Conexão SUS divulgará na próxima semana o edital para seleção de estudantes da área de saúde para vivência no Sistema Único de Saúde.

O Conexão SUS está sendo realizado pela Secretaria de Saúde do Piauí com base no VER/SUS Brasil (Ministérios da Saúde ) e tem como objetivo levar os estudantes a vivências em saúde pública e a debater sobre o Sistema Único de Saúde de modo que tomem consciência da sua importância.

Ele esclarece que a vivência não é estágio e terá a duração de 15 dias, no período de das férias escolares do mês de julho (13 a 30 julho). “A idéia é que esses estudantes conheçam o SUS e o papel do profissional dentro do sistema, levando a uma reflexão acerca do seu compromisso. O SUS, apesar das falhas, é uma grande conquista do povo brasileiro e como tal deve ser visto. Muito profissionais ainda têm o SUS como ‘bico’ e não deve ser assim. Queremos que esses alunos tenham uma nova visão”, fala

Narciso ressaltou que serão selecionados, por meio de prova, 150 estudantes dos 13 cursos de saúde existentes no Piauí. “Esses alunos selecionados para a vivência vão ter uma bolsa para ajuda de custo, mas não é um estágio remunerado, como já falei”, ressaltou Narciso Chagas.

As cidades onde será desenvolvida a vivência no SUS são: Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano. Só podem concorrem à experiência alunos que cursam do 1° ao 4º período de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Biologia, fonoaudiologia e Biomedicina.

Adriana Claútenes Lemos
Repórter

Acessepiauí

Um comentário: